Skip to content

Roll-out do primeiro P-3AM para a FAB

December 27, 2008
The Fully Integrated Tactical System (FITS) is developped by EADS CASA for Maritime Patrol activities, such as Antisubmarine Warfare (ASW), Antisurface Warfare (ASuW), Exclusive Economic Zone control (EEZ), Search and Rescue (SAR). © EADS

The Fully Integrated Tactical System (FITS) by EADS CASA. © EADS

Fuente: Segurança & Defesa

21 de dezembro de 2008

A Divisão de Aviões de Transporte Militar da EADS-CASA realizou no dia 17 de dezembro último, em Getafe, Espanha, o roll-out do primeiro de nove aeronaves de patrulha marítima Lockheed Martin P-3AM Orion encomendados pela Força Aérea Brasileira (FAB) e que estão sofrendo processo de modernização nas instalações da empresa espanhola.

Os nove aviões que estão sendo modernizados fazem parte de um lote de 12 aeronaves P-3A escolhidos entre 36 células estocadas no deserto do Arizona e sob a custódia do AMARC (Aerospace Maintenance And Regeneration Center), localizado próximo à Base de Davis-Monthan, nos Estados Unidos. Cada célula custou à FAB US$ 800 mil e segundo informações à época das aquisições, o P-3A foi o modelo escolhido em detrimento das versões P-3B e P-3C porque suas células, apesar de mais antigas, estavam em melhores condições e menos voadas do que as células das versões posteriores armazenadas no AMARC.

E o que interessava à FAB eram justamente células em boas condições, uma vez que receberão novos motores Allison T56 da mesma série usada nos C-130H da FAB. Além disso, o “recheio” de equipamentos de missão e sensores será todo substituído e integrado por meio do Sistema FITS (Fully Integrated Tactical System) da EADS-CASA. Será também adotada uma nova aviônica Thales compatível com a utilizada nos C-105 (C295) Amazonas da FAB, bem como novos sistemas de navegação e comunicação.

O FITS conta com consoles de operador universais e redundantes e uma intuitiva interface homem-máquina, reconfiguráveis por software, devido ao emprego de uma arquitetura aberta COTS (Commercial Of-The-Shelf). Os P-3AM também contarão com o sistema HALCS, para lançamento de mísseis anti-navio Harpoon.

Links: FITS

No comments yet

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: